Orientações em alimentação e nutrição para adultos e idosos com COVID-19 em isolamento domiciliar e após alta hospitalar

Written by Marília Carvalho

5 de fevereiro de 2022

Análise de livro – LAGGUNB

Análise feita pela ligante Gabriella Bastos Rodrigues

Análise publicada no Instagram dia 08 de outubro de 2021

Imagem by Freepik
Imagem by Freepik

O presente livro (Orientações em alimentação e nutrição para adultos e idosos com COVID-19 em isolamento domiciliar e após alta hospitalar) traz orientações referentes aos cuidados nutricionais que devem ser reforçados entre adultos e idosos com COVID-19 em isolamento domiciliar e após alta hospitalar, como por exemplo ofertar uma alimentação equilibrada e em quantidades adequadas e com alimentos que favoreçam a imunidade.

Atualmente não existem evidencias cientificas que alimentos têm ação protetora contra COVID 19

Destaca-se que não existem alimentos milagrosos, o que podemos afirmar é que se o indivíduo já tem um padrão de alimentação saudável, e utiliza alguns alimentos específicos, esta combinação pode ajudar a fortalecer ou manter o sistema imune em bom funcionamento.

Alguns alimentos destacados pelos autores são os seguintes:

  • Zinco: Benefícios no sistema imunológico, crescimento, desenvolvimento e capacidade gustativa. Exemplos: Cereais integrais, feijões, carnes em geral e aves.
  • Ferro: A deficiência pode causar perda no paladar, prejudicar a defesa antioxidante e provocar cansaço e irritabilidade. Exemplo: Carnes e vegetais escuros.
  • Vitamina C: importância na imunidade e tem agentes antioxidantes. Exemplo: Limão, laranja, abacaxi, goiaba e manga.
  • Vitamina A: Regeneração de células, imunidade e de humor. Exemplos: fígado, gema do ovo, frutas e vegetais amarelos, alaranjados e verdes escuros são ricos em carotenoides que no organismo transforma em vitamina A.
  • Vitamina D: Reforça a imunidade, diminui a hiper-reatividade brônquica. Exemplos: Carnes, peixes, ovo, fígado e leite.
  • Vitamina E: reforça e manutenção do sistema imune e como antioxidante. Exemplos: Carnes, ovos, gema do ovo, couve, banana e azeite Olivia (ressaltando que azeite perde essa propriedade quando são utilizadas temperaturas altas, como frituras)

Observação: Atualmente não existem evidencias cientificas que alimentos têm ação protetora contra COVID 19, por outro lado a alimentação com qualidade e em quantidade adequadas são mais eficientes para manutenção e fortalecimento do sistema imunológico.

Em tempos frios é normal sentir ausência de sede, sempre viável reforçar o consumo de água, e a importância de beber água, principalmente em dias quentes ou/e com práticas de exercícios físicos, para evitar casos de desidratação, entretanto há certa dificuldade em ofertar água para idoso pela perda fisiológica do paladar, com isto algumas orientações foram sugeridas pelos autores:

Imagem by Pixabay

Dicas:

  1. Aromatizar água com hortelã ou frutas, em formas de rodelas e casca de laranja ou limão;
  2. Além da água ofertar alimentos que ajudem a manter corpo hidratado como: chás, água de coco, vitaminas, melão, abacaxi, laranja e sopas;
  3. Colocar alerta ou o despertador para lembrar-se de tomar água;
  4. Colocar uma garrafa com quantidade suficiente de água para ser consumida ao longo do dia.

Para visualizar o livro completo, acesse aqui

Você também pode gostar…

O abuso de idosos

O abuso de idosos

Análise de artigo Análise feita pela ligante Nathália Rafaela O abuso de idosos é um problema de saúde em esfera...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *