A influência da prática de exercícios físicos na qualidade de vida dos idosos

Written by Erika Alves

3 de abril de 2022

Análise de artigo

Análise feita pela ligante Jhessy Ferraz

Em virtude do aumento da expectativa de vida no Brasil dos últimos anos e da maior prevalência de doenças crônicas associação do acréscimo da população idosa, nota-se a necessidade de melhor gerir o sistema público de saúde a fim de garantir uma assistência de qualidade, capaz de atender a essa nova demanda. Entretanto, o artigo “Programa de atividade física para idosos e economia para o sistema de saúde” evidencia que a prática de atividade física, principalmente por pessoas com idade avançada, pode ser um fator de grande relevância na diminuição da sobrecarga do sistema de saúde, além de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida desses indivíduos.

“Um programa de atividade física supervisionada pode ajudar a prevenir ou retardar a ocorrência de novas doenças, especialmente entre os idosos, além da manutenção da saúde, em todas as idades. ”

De acordo com o estudo fornecido pelo artigo, no qual um grupo de idosos sedentários passou a realizar exercícios físicos regularmente e foi comparado com outro grupo que permaneceu sedentário; a população fisicamente ativa tende a procurar com menos frequência o serviço do sistema de saúde. Isso se faz ratificado nos números obtidos na comparação dos dois grupos da pesquisa, os quais apontam uma menor incidência nas visitas ao pronto socorro e nas internações, bem como no tempo de internação pelo grupo fisicamente ativo. Desse modo, é notória a importância da prática regular de atividade física na atenção primária de saúde.

Ademais, vale destacar a considerável contribuição dos exercícios físicos na melhoria da qualidade de vida. Isso se faz comprovado pelo fato de a qualidade de vida não se associar apenas à ausência de doença, como também se relaciona a uma boa integridade física e mental. Nessa perspectiva, o artigo ressalta como a prática de exercícios atua no desenvolvimento de autoconfiança, autoimagem e socialização, questões que podem tornar-se mais fragilizadas com o avançar da idade. Sendo assim, é fácil perceber como o estilo de vida mais ativo se mostra indispensável para um envelhecimento saudável.

Diante das reflexões expostas, é indiscutível a importância da prática regular de exercícios físicos pelos idosos, não apenas pelos benefícios ao sistema de saúde como também para a população no geral, uma vez que esta está se tornando cada vez mais envelhecida no Brasil.

“O exercício físico na atenção primária à saúde é claramente importante como fator envolvido na desaceleração do processo fisiológico de envelhecimento.”

Para ver o artigo completo acesse o link.

Você também pode gostar…

O abuso de idosos

O abuso de idosos

Análise de artigo Análise feita pela ligante Nathália Rafaela O abuso de idosos é um problema de saúde em esfera...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *